Como se proteger da luz azul?


    Muito se fala hoje em dia sobre a luz azul, a luz artificial emitida por celulares, computadores e eletrônicos em geral. Mas o que realmente é essa luz? Como funciona? E como podemos proteger nossos olhos dos danos que ela causa?  
   A luz azul pode ser tanto natural como o sol, quanto artificial (emitida por eletrônicos) mas a exposição à luz não naturais está se tornando cada vez maior dado o crescimento da tecnologia em nossas vidas. De um modo mais técnico a luz azul é um intervalo do espectro de luz visível, ou seja, a luz pode ser tanto visível (luz do sol) quanto invisível (luz ultravioleta). A luz  azul está dentro dessa categoria de luzes visíveis com comprimento de onda situado entre 400 e 450 nm como podemos ver na imagem abaixo:



   Uma pesquisa publicada em 2018 na Scientific Reports por químicos da Universidade de Toledo, nos Estados Unidos, investigou se a exposição prolongada à luz azul (de ondas curtas de 445 nanômetros) pode provocar danos irreversíveis às células dos olhos.  Em laboratório, os cientistas isolaram algumas células oculares e as expuseram diretamente a um foco de luz azul. As ondas de alta intensidade causaram uma reação química que mataram as células expostas, que não foram capazes de se regenerar. Ou seja mesmo tendo menos energia que a luz UV a luz é extremamente forte e um longo período de exposição pode causar diversos problemas à nossa saúde visual podendo levar até mesmo levar à cegueira no longo prazo. Inflamações dolorosas na córnea e na conjuntiva são outros possíveis desconfortos provocados pela alta exposição à luz azul que também pode afetar o cristalino e causar catarata. 




   Além de danos físicos a luz azul também é uma inibidora de melatonina, o hormônio do sono. Existem celulares que tem um filtro de luz azul, tornando a tela mais amarelada quando escolhido. Mas o indicado é deixar o celular de lado pelo menos 2h antes de ir dormir. 

   As luzes azuis não são totalmente prejudiciais e usadas em pequenas doses são extremamente úteis em tratamentos contra depressão, visto que transforma o ambiente mais claro e quanto mais claro o ambiente, mais nosso corpo libera serotonina. Mas como é frequente o caso o ensinamento "tudo com moderação" ainda se aplica. A exposição a muita luz também carrega certos riscos e também pode ser prejudicial como vimos anteriormente. 

   Mas não se preocupe, existem diversos jeitos de se prevenir e proteger da exposição à luz azul. Como ficar menos à frente dos eletrônicos, mas o mais indicado é se você usar óculos, comprar um com proteção de luz azul. Segue os motivos do porquê tais óculos são um ótimo investimento:

 Proteção contra raios ultravioletas

    Além da proteção contra a luz azul, os óculos bloqueadores tem filtro contra raios ultravioleta, que podem atingir a visão de um modo mais agressivo que a luz azul. Portanto, o dispositivo preserva o globo ocular provocado por essa radiação solar


Minimiza e pode até evitar a degeneração macular

   Ao usar os óculos, impedimos que os efeitos danosos da luz azul atinjam nossa retina, causando a degeneração macular, condição que traz a perda da visão. Outros problemas e tipos de desconforto (já mencionados anteriormente no texto) também podem ser prevenidos com o uso do dispositivo. 


Melhora os sintomas de cansaço ocular

   Quando usamos muito o computador e o celular, a luz emitida por ser artificial cansa muito nossa vista e pode causar dores de cabeça, vista embaçada e até dor nos olhos. Os óculos bloqueadores ajudam a evitar esse tipo de desconforto. E te deixam mais confortáveis para trabalhar. 

Regula o sono e melhora o aprendizado 

   Como visto anteriormente a luz azul é inibidora do hormônio do sono, a melatonina. Fato pode desencadear episódios de insônia, principalmente para aqueles que usam muito eletrônicos. A luz também contribui com a perda de memória e consequentemente prejudica o aprendizado, principalmente em crianças. Então ao usar um bloqueador da luz azul, a produção de melatonina continuará normalmente, não prejudicando o sono nem a memória. 

   Percebemos que os óculos são muito úteis e extremamente importantes, e aqui na Ótica Rimasil temos diversos modelos em que as lentes
 Infiity Blue encaixam perfeitamente! As lentes Infiity Blue bloqueiam até 95% da luz azul prejudicial à nossos olhos. Dá uma olhada em alguns de nossos modelos femininos e masculinos em www.oticarimasil.com.br ou em nossa loja física em Pérola - PR, av: Dona Pérola Byington n°1361!

Comentários